IV Youth Culture and Sports Camp recebe intercambistas de 11 países

Postado em: 09 de Agosto de 2019

O Distrito 4730 encerrou neste sábado (03) o IV Youth Culture and Sports Camp. Durante a quarta edição, o programa reuniu 15 jovens de 11 países — Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Eslováquia, Holanda, Lituânia, Noruega, Polônia, República Tcheca e Rússia. Os intercambistas realizaram atividades culturais e esportivas, conhecendo diferentes regiões do Paraná e Santa Catarina.

 

IV Youth Culture and Sports Camp

As atividades dos jovens no Distrito 4730 começaram com o tradicional piquenique de boas-vindas no Parque Barigui, reunindo todos os intercambistas e famílias hospedeiras. Em seguida, os jovens iniciaram uma programação intensiva, conhecendo pontos turísticos e a cultura de oito cidades diferentes: A programação do Camp esteve em 8 diferentes cidades: Curitiba; Ponta Grossa; Piraquara; Carambeí; Pinhais; Campo Magro; Penha; e Balneário Camboriú.

De acordo com Priscila Gonzalez, coordenadora do Camp, desde o planejamento das atividades a equipe teve como base aproveitar todo o tempo disponível durante o programa. Priscila ainda agradece o apoio e disponibilidade das famílias hospedeiras e voluntários que participaram da realização deste camp. “Visitamos cinco museus, participamos de reuniões de diferentes clubes de Rotary, praticamos futebol, yoga, meditação, vôlei, jiu-jitsu, capoeira e samba. Andamos na areia, no calçadão, na montanha-russa, na torre da igreja, no teleférico e subimos o morro para ver do alto o quanto este país é lindo!”, conta.

Para o intercambista Filip Vinter, da República Tcheca, a parte que mais gostou do camp foram os dias na praia. “Eu gostei das praias, porque eu amei a vista, os prédios e as pessoas lá. Também é muito muito bom aproveitar o clima, a cultura e a comida”, relata.

Filip conta que, no Youth Camp Brasil, ficou surpreso com algumas das características culturais brasileiras. “Fiquei muito surpreso quando vi que havia segurança em quase todo lugar. As grandes estradas em uma direção também foram um pouco novas para mim. Descobri que vocês tem buffets em todo lugar. E uma das coisas mais estranhas é que vocês usam sapatos em casa”, revela.

 

“As pessoas do Youth Camp são muito legais e tranquilas, eu gostei deles logo depois de passar algum tempo com eles. Eles te dão tanta comida e cuidam de você todo tempo que passa com eles” 

- Filip Vinter, intercambista da República Tcheca

 

Voluntariado

Para formar cidadãos do mundo e embaixadores da paz, outro ponto central da programação do intercâmbio de jovens é o contato com trabalho social e voluntário no país de destino. No IV Youth Camp, os intercambistas participaram de uma visita a Fundação Solidariedade, da Volvo Group. Os jovens doaram brinquedos de seus respectivos países para 16 crianças. 

O grupo também visitou a Elo Apoio Social e Ambiental — que tem como objetivo tornar jovens protagonistas de transformações que façam diferença na sociedade  —, trocando experiências com os alunos da instituição. 

 

Distrito 4730: Pioneiro no Brasil

Segundo a Chair, Roseanne Fontana, o Distrito 4730 foi pioneiro no Brasil a realizar esta modalidade de intercâmbio de curta duração. “Este camp só é possível, graças às famílias hospedeiras, às empresas parceiras, aos membros do Rotaract, Interact, Rotex, Clubes de Rotary e tantos amigos que nos auxiliam no planejamento, transporte, acompanhamento nas atividades e passeios, tradução e tantas outras providências. Sempre com ideias novas, muito carinho e cuidado”, comemora. 

O objetivo principal do intercâmbio camp é oferecer a jovens de 15 a 19 anos de idade a oportunidade de ampliar seus horizontes, conhecendo novas culturas e idiomas. O programa é promovido pelo Rotary a nível internacional, com o patrocínio e participação de clubes em mais de 100 países.

Kantsy Santos, intercambista do Distrito 4730 que participou do camp "Belgium Heart of Europe", afirma que não esperava “aprender tanto em poucos dias”. “Nós conhecemos muitas cidades lindas. O que me surpreendeu na Bélgica, foram as pessoas, elas são muito legais e foram muito receptivas comigo, também adorei o chocolate é realmente muito bom”, conta.

“A experiência foi maravilhosa, tinha muita gente de todos os cantos do mundo, e isso é sempre muito enriquecedor”, afirma a intercambista Giovana Camargo. Também representando o Distrito 4730, Giovana participou do intercâmbio camp no Egito. A intercambista escolheu o país como destino porque “seria uma oportunidade única de conhecer um país com um passado tão incrível e ao mesmo tempo totalmente diferente da cultura ocidental”.

“Além de visitarmos a parte turística do Egito, também conhecemos a cultura, modo de viver das pessoas, etc. Foi uma oportunidade incrível pra aprender muito com tudo que vi e conheci, quebrar tabus e enriquecer culturalmente.”

- Giovana Camargo, intercambista do Distrito 4730

 

Confira!

Veja aqui a galeria de fotos com os principais momentos do IV Youth Culture and Sports Camp, promovido pelo Distrito 4730.

Localizar site dos clubes